Close
Skip to content

A principio( estou citando meu principio na internet, lá para 94-95 – na era paleolintica da internet) todos os computadores vinham com Windows. O Windows 95.

E este Windows não vinha com o nenhum navegador (hoje o IE presente em todos as instalações do Sistema Operacional da Microsoft – algo que causou processo por monopólio contra a empresa – leia mais aqui ).Nesta época, recebíamos junto com o kit multimídia ( sim, os pcs não tinham placa de som nem caixinha nessa época) alguns CD´s Bonus, entre eles o do Netscape Navigator, o primeiro navegador que eu vi na vida.O Netscape foi o pioneiro, mas sofreu uma grande perda após o lançamento do Windows 98, que incluia o Internet Explorer já na instalação.

Na verdade, a base do sistema operacional Windows 98 foi o Internet Explorer. Tudo rodava sobre este programa, fazendo com que eu o classificasse como pulmão do W98. Se ele parasse, tudo parava. ( isso durou até a versão do Windows XP SPK1)
Mas Luciano, porque as pessoas simplesmente não baixavam e instalavam o Netscape no Windows?Por que a internet era discada e o download demorava horas, isso se não caisse  a conexão no meio do caminho.
Bom, ai o Internet  Explorer virou dono do pedaço e devido ser o mais usado, era também o mais estudado pelos hackers e similares. Assim ficava fácil achar falhas de segurança. E foram achadas milhares.Com isso passou a se adotar um outro programa, para tentar barrar as invasões, infecções ou falhas do IE –

Voltamos a usar o Netscape, mas agora reformulado e com o nome de Mozzila Firefox. Era mais rápido, seguro, prático e melhor: é dominio público ( open source), usando a base sólida do Netscape e a aperfeiçoando dia a dia. Novamente, após ter seu domínio ameaçado, a Microsoft desenvolveu atualizações e trouxe o IE 5 , 6 ,7 e 8 para o mercado.E foi todo mundo “esquecendo” o Firefox.

Mas a Google precisava de pessoas navegando em seus sites, com qualidade e sem distorce-los. O Internet Explorer é um lixo e o Firefox demorava a se desenvolver no seio da comunidade do software Livre. Então eles criaram o Chrome.

Esse texto todo estou escrevendo sobre o mundo do PC. No mundo da Apple – MAC – os usuários estavam satisfeitos com o Safari, navegador do sistema Mac OS. Então a Apple o trouxe ao mundo dos pc´s para que todos possam passar vontade e enfim migrar para o mundo da Apple.

eu já usei todos inclusive o Rockeit, mas ainda prefiro meu bom e velho Google Chrome. E você? Qual Navegador você usa? Deixe ai nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.