Close
Skip to content
linux

Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios “device drivers”?2 Você está sem um bom projecto em mãos e deseja trabalhar num S.O. que possa modificar de acordo com as suas necessidades? Acha frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exactamente para você. Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02… contudo eu tive sucesso ao executar bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress etc. nele.

Estes foram os termos usados por Linus Torvalds na BBS para avisar que estava disponibilizando um sistema operacional gratuito para que todos pudessem usar sem problemas e ainda ajudar no próprio desenvolvimento do sistema. Ou seja, ele deixaria aberto todo o conteúdo para que você possa fazer sua própria personalização.

O intuito dele foi, como se vê, disponibilizar a todos do planeta um sistema fácil de usar, personalizável, seguro e ainda gratuito.  Mas por que?  Por que você paga R$ 2500,00 em um celular da Apple no Brasil? Por que sim oras.

Gente como Linus, alguém que ainda quero conhecer, é semelhante a Nicola Tesla. Este tipo de alma quer ajudar a desenvolver o planeta. Mas as pessoas tem sido criadas e ensinadas que o que tem valor é o material. Se é gratuito não presta. Nada funciona se for de graça. Por que as pessoas não estão dispostas a “perder” seu tempo ajudando aos outros. Mas e como este sistema consegue ser usado em somente 1% dos computadores e ainda sobreviver a concorrencia desleal da propaganda negativa criada por Microsoft e Apple?

Pessoas como eu, que aqui estou compartilhando meus conhecimentos neste blog sem receber muito em troca, usam este sistema. Eu tenho meu notebook que roda Linux e Windows e ainda um macbook. Mas por que optar por tantos sistemas e produtos diferentes? Por que cada um tem seu espaço.

O Windows me ajuda a usar bancos e programas que ainda não existem para o Linux. O Macbook me facilita muito na hora de editar vídeos. E o Linux? Eu uso Ubuntu para navegar com segurança, evitar problemas com instabilidade do sistema e ainda consigo diminuir o ritmo com que troco de computador.

Bom, recapitulando, o Linux é um sistema leve, prático, gratuito, com diversas pessoas trabalhando noite e dia em aperfeiçoa-lo. Mas por que ele não ganha o mercado se é tão bom? Por que se usa mais em servidores do que em computadores pessoais?

Razões para isso são:

O sistema bancário não pode ter um sistema seguro, pois assim não podem dar desculpas estúpidas para tantos roubos.

A Microsoft faz lob com os governos pelo mundo para que eles utilizem seus sistemas em troca de propina.

Bom com estes 2 motivos já consigo gerar milhões de dólares em vendas de sistemas operacionais, consigo ver os bancos como grandes interessados em ter clientes que manipulam tanto dinheiro e ainda não citei que os grandes fabricantes de hardware não querem que os computadores durem mais ( obsolescência programada) pois assim não gera a necessidade impensada de um desesperado em comprar um novo computador no impulso.

Sim, o dinheiro é justamente o que faz com que o Linux não seja tão difundido. E tudo na Sociedade ocidental gira sobre o dinheiro.

Uma pena, pois a adoção de sistemas linux podem gerar economia em:

  • Compra de sistema operacional
  • Compra de aplicativos
  • Compra de sofware anti-vírus
  • Compra de hardware
  • Tratamento de resíduos gerados pelo descarte de eletro-eletrônicos.

Mas se tal economia for gerada, será que o mundo capitalista continua a girar? Quando convém, os capitalistas o usam sim, pois o linux, disfarçado de Android Os está sendo usado em 80% Smartphones vendidos no mundo. Tudo para que cada empresa que fabrica celulares no mundo não tenha que fazer como Bill Gates e Steve Jobs e desenvolver seu próprio sistema operacional ( o que ocorreu com a Motorola e a Nokia – cada um tinha um sistema solitário que não acompanhava as outras empresas, por isso hj a Nokia usa Windows Fone e a Motorola está falindo). O uso do Windows nos celulares da Nokia é uma das saídas para que a Microsoft não caia em desgraça e acabe indo para o limbo, já que ela não fabrica nada além do que os programas e sistemas que se usam em PCś. Algo que é cada dia mais desatualizado hoje em dia.

Pois bem, usar linux é uma atitude anti-capitalista, que ao meu ver, só traz benefícios a quem usa e ao planeta.

Bom vamos voltar ao curso de Manutenção.Até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.