Close
Skip to content

O iPhone é visto como a nata dos celulares. Mas tem vários problemas graves.

Eu não posso dizer que não gosto dos produtos da Apple. Tenho vários dispositivos deles. Além de usar o sistema diariamente, trabalho com TI desde 2001. Então peço desculpas adiantas a quem se sentir ofendido pelas verdades que vou enumerar abaixo. Sinto muito Apple, mas verdades precisam ser ditas a quem sonha com um iPhone.

  • 1- iPhone não é seguro
  • 2 – Não vale quanto custa
  • 3 – Sistema não tem backup confiável de backup
  • 4 – Produto sai com vida útil de fábrica

1 iPhone permite golpes e invasões de privacidade.

Bandidos podem roubar seus dados e inclusive dinheiro de bancos tendo posse de seu aparelho.

Mesmo com impressão digital ou desbloqueio facial, de alguma forma conseguem acessar seus dados. Não é teoria da conspiração: Eu sou testemunha de um roubo. Vou explicar.

Uma cliente teve seu aparelho, iphone 8 plus roubado na rua, a mão armada. Ela deixou os bandidos levarem, correu pra casa e de primeiro ato já mandou bloquear o aparelho. Confiando no sistema de bloqueio remoto, acessou o iCloud por outro dispositivo e mandou apagar tudo. Com isso se sentiu segura de seus dados estarem expostos.

Ledo engano.

Isso ocorreu as 6:40 da manhã. As 7 possivelmente ela já estava em casa bloqueando o aparelho. Mas as 11hs o aparelho que havia sido roubado no Brooklin deu sinal de vida em Diadema. Mais uma vez, a cliente mandou bloquear e apagar o aparelho remotamente.

As 17hs o aparelho apareceu em uma antena no centro do SP. Perto da Sta Ifigênia. As 18hs roubaram R$ 14500,00 do limite do banco, da conta empresarial da cliente. Tendo feito boletim de ocorrência, ela conseguiria provar que tal dinheiro não foi tirado por ela da conta. No banco tudo bem, devolveram depois o dinheiro a ela.

Isso tudo ocorreu na terça feira. No sábado, esta mesma cliente, já com seu iPhone novo ( o outro nem sinal de ser localizado), foi trabalhar e fez vendas usando o MERCADOPAGO. Fez seu trabalho, chegou as 17hs da tarde com quase R$2500,00 em vendas do dia na máquina de cartão do MERCADOLIVRE.

Roubo, fraude e dor de cabeça

Ela solicitou que fosse feita a transferencia do dinheiro para a conta da empresa, pelo iPhone novo. Recebeu inclusive um e-mail de confirmação da transferencia, para o dia seguinte. Tudo idêntico ao do MercadoLivre, como recebe toda a vez que faz isso.

As 21hs o dinheiro foi sacado em um caixa eletrônico usando suas senhas que estava salvas no iPhone roubado.

Ou seja, usando o outro aparelho, mudaram configurações na conta do mercado pago para poder sacar o dinheiro no caixa. E assim conseguiram tirar 2mil em dinheiro do caixa eletronico ( tem limite de saque de 2mil por dia).

Com isso, a cliente teve de mudar de conta no icloud, numero de telefone, teve uma dor de cabeça de dias refazendo contas, contas de banco e ainda ficou com o prejuizo de 2mil pq o MERCADOPAGO não devolveu seu dinheiro, alegando que o processo foi feito e que o celular dela deu autorização para o saque.

Resumindo, ela perdeu dinheiro, ficou exposta com seus dados pessoais, endereços, numero de telefones de amigos e familiares, perdeu a paz, teve que comprar outra linha e toda a burocracia que isso gera. E pagou para não ter esse problema comprando um iPhone, que se diz seguro e inviolável, mas que se mostrou um lixo frente aos bandidos modernos.

Pelo que li, parece que temos um chupa-cabras que acoplado ao celular, permite este tipo de golpe. Deve ser o mesmo sistema que a Apple dá as assistências técnicas e os funcionários desonestos fazem a festa.

2 – iPhone não vale quanto custa

Não é o custo Brasil. É o custo Apple. O aparelho não é vendido mais caro pq ele é ótimo. é vendido mais caro porque ele é elitista. Poderia muito bem ser vendido barato em qualquer lugar do mundo. Seu custo de produção se fosse mais vendido seria mais barato e mais gente poderia ter a “felicidade”de possuir um aparelho da Maçã.

Mas devido aos interesses da empresa, todos seus produtos tem que ser considerados pelo alto valor, não por sua real qualidade.

Comparados com outros aparelhos top de linha, perdem em tecnologia, espaço de armazenagem, simplicidade de uso e até em peças de reposição.

3 – Sistema do iphone não tem backup confiável de backup

Esse problema estou enfrentando neste exato momento. Comprei um novo iPhone pois precisava de duas linhas e o meu anterior (iPhone8) não permite, mesmo ela sendo um simples chip virtual, algo que deveria ser implementado em todos os aparelhos ( até para eliminar os chips físicos do celular).

Ao fazer a transferencia dos dados de um para o outro, aparentemente fez normal. Mesmo levando 12 horas para finalizar. Passei um sábado inteiro esperando finalizar o processo. E por fim, perdi 1 semana de conversas do Whatsapp e outras fotos que não vieram. Mesmo os aparelhos dizendo que transferiram tudo.

No dia seguinte, comprei uma capa e uma película de proteção. O celular estava normal. Tudo ok, apesar da perda de conversas com clientes e alguns dados importantes nisso.

Depois de uma semana, o aparelho atualizou. E durante o uso na semana seguinte, notei que o sensor de proximidade não funcionava mais. Com isso, toda vez que queria ouvir um audio do whatsapp, tinha que colocar fone.

Pensei que fosse alguma atualização. Aguardei e nada. Por fim, depois de uns dias, resolvi tentar ligar no suporte. Testaram remotamente e a única coisa que apontava era que não estava fazendo backup no icloud. E realmente o backup do Whatsapp ficava em 2% e não saia disso. E no icloud o backup indicava terem sido feitos backups normais, apesar do pouco espaço gratuito disponível.

Eu não pago o iCloud pois tenho o Google Drive a muito mais tempo e prefiro o serviço. Mas não é permitido fazer backup dos SEUS DADOS em outro serviço de NUVEM, a não ser o iCloud. Tudo para vender mensalmente um espaço que não serve pra nada.

Afinal, ao entrar no iCloud, vc não tem acesso a nada, a não ser fotos e vídeos, que como disse, já tenho salvos desde 2004 em outra nuvem.

Basicamente, sem backup e sem funcionar o sensor, o suporte da Apple pelo telefone pediu para levar a uma loja. Mas antes fazendo backup para não perder nada caso fosse problema de fábrica. com isso passei uma semana esperando o backup funcionar sozinho. E isso ocorreu no último sábado. E não fez mais.

Hoje quarta feira, fui tentar solucionar, formatando o celular para ver se ia. Para ter um segundo backup, fiz ele no meu computador, usando o iTunes. Fez o backup, disse que tava tudo ok, mandei formatar.

Fiz o teste, nada feito. Sensor não funciona. Ai voltei o backup. Depois de horas, ainda demorou umas 3 para baixar todos os app que haviam nele.

E pra minha surpresa, além das conversas de whatsapp não terem sido salvas no iTunes, nem na nuvem – perdendo conversas importantes desde sábado – ainda perdi meus contatos que estavam tanto no celular, como no MAC que fiz backup. Ou seja, clientes de anos, perdi conversas e o próprio nome. Seria fácil, se eu não tivesse mais de 500 contatos de clientes.

Agora estou refazendo a transferencia, depois de 4 horas de trabalho e uma ida a uma loja de suporte da Apple, pois o problema era somente a película.

O ódio pro saber que eu poderia ter arrancado-a no dia do suporte telefônico e poupado todo esse problema, é maior do que a possibilidade de perder os dados.

Cliente descontente – Eu mesmo rsrsrs

Pois além da empresa não funcionar como deveria – pois perdeu em 2 lugares diferentes meus arquivos, o suporte nào pergunta coisas básicas como há sujeira no sensor? usa capa? usa película? e faz o cliente ir até uma loja e ficar com cara de trouxa por ver somente o cara tirar a película e o sensor voltar a funcionar.

Fico pensando se é para que quebremos a tela e tenhamos que trocar pagando os 1500 reais de uma peça de reposição original na própria Apple. DECEPCIONANTE. Afinal eles fizeram isso com cabos paralelos a alguns anos, tiraram os fones e carregadores do produto, porque não? Dinheiro é tudo para a Apple.

4 – Produto sai com vida útil de fábrica

Bateria do aparelho cai de desempenho a cada atualização. Não por sua capacidade. Pois afinal, um aparelho de 1000 dolares deveria durar uns 5 anos. Minha parafusadeira de bancada, por exemplo, tem 19 anos e a bateria é a mesma.

Claro que é outra tecnologia, mas estamos em 2021 e uma bateria ainda carrega e segura carga e o iphone 8 precisa de carga a cada 6 horas de trabalho?

O iPhone 4 tive que trocar pois ficou lento demais e estava todo detonado: botão home com defeito, botão silencioso que nào funcionava, tela quebrada. O iPhone 6 eu peguei de segunda mão e tive que trocar a bateria. Já o iPhone 8 comprei novo, durou 1 ano e meio e a bateria arreou, além de ficar travando o tempo todo.

Claro que os produtos da Apple ainda assim se mostram mais resistentes e duráveis. Mas a que preço?

Podemos ser alvos de bandidos? Perder dados? Não ter dinheiro para trocar uma tela num acidente? Não conseguir manter o aparelho longe do carregador? Ter a privacidade invadida?

Pois bem, verdades que precisava falar sobre os iPhones.

Se a lista aumentar vou colocando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.